Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Educação transformará o desenvolvimento do País, afirma Côrte

Em palestra para empresários de Brusque e região, o presidente da FIESC destacou o investimento na qualificação do trabalhador como estratégia para superar as dificuldades

Confira a cobertura completa no Flickr da FIESC


  
Brusque, 22.8.2015 – “A educação transformará as pessoas, e elas transformarão o nosso País. Este é o Brasil que todos queremos”. A afirmação é do presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, que conversou com empresários da construção civil da região de Brusque neste sábado (22). A iniciativa integrou a programação do Dia Nacional da Construção Social, que é realizado simultaneamente em todo o Brasil no dia 22 de agosto. O encontro foi realizado na empresa Irmãos Fischer.

Santa Catarina é o quinto Estado com o maior número de empresas do setor da construção civil e responde por 5,9% da geração de riquezas catarinenses. Côrte falou sobre os esforços do setor industrial para superar as dificuldades. “Os empresários esperam uma melhoria da economia. Eles revelam que farão novos investimentos e que acreditam na recuperação do nível de emprego”, salientou. A redução da demanda e da produção, o ajuste fiscal em curso, a inflação e os juros elevados, a redução do crédito e a deterioração dos níveis de emprego são alguns dos grandes desafios enfrentados pela indústria. 

Dentre as estratégias promovidas pela FIESC para estimular o crescimento sustentável da indústria, Côrte destacou o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC), que vai propor ações futuras e promover, no longo prazo, uma dinâmica de prosperidade industrial em 12 setores produtivos; os Institutos de Inovação e Tecnologia do SESI e do SENAI, voltados ao atendimento das demandas industriais; e o Movimento a Indústria pela Educação, que estimula o setor a promover  a qualificação dos seus trabalhadores como forma de elevar a produtividade e a competitividade. 

Nesse contexto, Côrte também participou da implantação da Câmara Regional do Movimento em Brusque. A ação visa a promover o debate sobre a melhoria dos indicadores educacionais da região. O vice-presidente da FIESC para o Vale do Itajaí-Mirim, Ingo Fischer, salientou que o crescimento sustentável só é possível com base na educação tecnológica. “As câmaras representam o fortalecimento do ensino e auxiliarão na identificação dos principais focos de atuação”, afirmou. Fischer lembrou o excelente desempenho dos brasileiros na WorldSkills, o maior torneio de educação profissional realizado em São Paulo de 11 a 16 de agosto, no qual o Brasil conquistou o maior número de medalhas. 

Vinculadas às vice-presidências da FIESC, as Câmaras contarão com a participação de representantes do setor industrial, dos sindicatos patronais e dos trabalhadores, dos setores de educação da rede pública, além dos jovens embaixadores do programa Conexão Jovem. A iniciativa promoverá a articulação e mobilização dos públicos visando à análise e priorização de ações necessárias em cada região para a superação desses dois importantes desafios.

As demais ações do Dia Nacional da Construção Social foram realizadas no Centro de Lazer do SESI de Brusque, entidade da FIESC. A iniciativa foi promovida pelo SESI Nacional em parceria com os Sindicatos das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sinduscon) e de trabalhadores deste setor (Sintricomb). Trabalhadores da construção civil tiveram acesso a uma série de serviços gratuitos como corte de cabelo, educação para o trânsito, testes de glicemia e outros na área de saúde, além do sorteio de brindes. A entidade apresentou ainda o Programa SESI Ciências, que disponibiliza unidades móveis equipadas para a realização de cursos voltados ao letramento científico. 

 

Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4244 | 48 9176-2505
elida.ruivo@fiesc.com.br

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.