Confiança na economia dá sinais de retomada

Índice alcançou 53,4 pontos em janeiro. Valor é 4,3 pontos acima do registrado em dezembro. Valores acima de 50 pontos indicam confiança e abaixo falta de confiança, informa pesquisa da FIESC

[[ Conteúdo de mídia não foi encontrado. ]]

Florianópolis, 19.1.2017 – O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de janeiro alcançou 53,4 pontos, valor 4,3 pontos acima do registrado em dezembro, sinalizando início de retomada da confiança. O índice varia no intervalo de 0 a 100. Acima de 50 pontos indica confiança e abaixo, falta de confiança na economia. A pesquisa é da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O resultado de janeiro foi influenciado pelas medidas econômicas anunciadas recentemente, assim como pela movimentação do final do ano, que repercutiu favoravelmente na confiança. O índice do primeiro mês do ano é superior ao registrado no mesmo período no ano passado (37 pontos) e deve se manter no próximo mês tendo em vista a queda da inflação e dos percentuais na taxa de juros.

O cálculo do índice é feito por meio da opinião dos industriais sobre as condições econômicas atuais e as expectativas para os próximos meses. De acordo com os empresários, as condições atuais ainda não são boas (46,3 pontos). As expectativas (56,9 pontos) superaram o patamar observado em dezembro (51,9 pontos).

O indicador de confiança da indústria da construção se situou em 50,6 pontos, revelando melhora frente ao mês anterior (45,8 pontos), voltando a ultrapassar a linha dos 50 pontos. O da indústria de transformação e extrativa, 53,8 pontos, também se elevou frente ao observado em dezembro (49,6 pontos). O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 12 de janeiro. Participaram 189 indústrias catarinenses dos segmentos de transformação, extrativo e construção.

ICEI nacional: Depois de três meses consecutivos de queda, o índice nacional aumentou 2,1 pontos em janeiro na comparação com dezembro e alcançou 50,1 pontos. Com isso, o indicador, que ficou praticamente sobre a linha divisória dos 50 pontos, está 13,6 pontos acima do registrado em janeiro de 2016, mas continua abaixo da média histórica, de 54,1 pontos.

A confiança melhorou especialmente nas grandes empresas, segmento em que o ICEI alcançou 52,7 pontos em janeiro. Embora tenha aumentado em relação a dezembro, o indicador continua abaixo dos 50 pontos nas pequenas e nas médias empresas. Nas pequenas, passou de 44,4 pontos em dezembro para 46,3 pontos em janeiro e, nas médias, subiu de 46,7 pontos para 48,6 pontos.

Assessoria de Imprensa da FIESC
imprensa@fiesc.com.br