Comércio entre SC e Canadá tem espaço para crescer

Na FIESC, embaixador do Canadá no Brasil destaca as semelhanças econômicas e defende maior aproximação entre as empresas

Florianópolis, 22.6.2016 – O comércio entre Santa Catarina e o Canadá tem espaço para crescer e o perfil das economias favorece o aumento do intercâmbio. O tema foi tratado em reunião entre o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, e o embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, nesta quarta-feira (22), em Florianópolis.

Côrte fez um panorama da economia e destacou que o modelo catarinense incentiva as vocações de cada região. “É um Estado pequeno, mas somos a sexta economia do país, com diversificação industrial, o que nos dá equilíbrio em períodos de crise. Mesmo nesse período de contenção da economia, fomos um dos poucos Estados em que a indústria ainda tem geração de emprego positiva. Claro que estamos sentindo os efeitos da conjuntura adversa, mas o nosso industrial e os nossos empresários, de forma geral, continuam confiantes e gerando emprego”, afirmou.

Na opinião do embaixador, a região Sul do Brasil se destacada na América do Sul pela economia avançada, assim como o Canadá é uma importante economia da América do Norte. Apesar das semelhanças econômicas, Savone declarou que é preciso transpor barreiras para avançar. “Quando falo aos canadenses sobre o Brasil, destaco três desafios: conhecer as empresas com as quais podem trabalhar; vencer a burocracia e encontrar parceiros locais para se integrar no mercado brasileiro”, ressaltou, reforçando que também é necessário fazer um trabalho de aproximação de empresas catarinenses no mercado canadense.

O presidente da FIESC disse que uma das prioridades é estimular a internacionalização de pequenas e médias empresas. “Temos produtos de ótima qualidade para exportar, assim como queremos receber investimentos de fora. Incentivamos nossas empresas a ir ao mercado internacional. Temos uma média de uma missão por mês ao exterior. Constantemente estamos com empresários visitando feiras e eventos industriais. Isso mostra a cultura que temos de olhar para fora e trazer as novidades”, finalizou Côrte.

Ainda durante a reunião na FIESC, o embaixador e sua equipe conheceram a agência de atração de investimentos INVESTE SC, o Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC 2022) e o Observatório de Inteligência Industrial.

Comércio: Em 2015, as exportações catarinenses ao Canadá totalizaram US$ 73,7 milhões. Os embarques foram de motores e geradores elétricos, carnes, móveis e coque de petróleo. No mesmo período, as importações catarinenses vindas do Canadá somaram US$ 78,7 milhões. Os principais produtos comprados foram polímero de etileno, máquinas agrícolas e fertilizantes.

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4670 | 48 8421 4080