Campanha em Joinville arrecada lacres para trocar por cadeiras de rodas

Clique aqui e veja a cobertura fotográfica completa.

Florianópolis, 27.01.2017
– Uma ação de cidadania e solidariedade tem mudado a vida de muitas pessoas em Joinville. A campanha A Força do Lacre, idealizada pelo professor da academia do SESI, Maurício Frech, em parceria com a Associação Atlética da Tupy, já arrecadou 24 cadeiras de rodas para doação. A iniciativa foi apresentada na reunião de diretoria da FIESC, nesta sexta-feira (27), em Florianópolis.

A campanha, que se iniciou em fevereiro de 2014, estimula as pessoas a juntarem lacres de latinhas de alumínio. A cada 90 kg, o que equivale a 136 garrafas pets cheias – cerca de 320 mil lacres, uma cadeira de rodas. As doações são feitas a instituições que prestam serviços a pessoas com deficiência, como a Associação dos Deficientes Físicos de Joinville e também para pessoas que procuram a ajuda. “É uma sensação única poder levar alegria e esperança para quem tanto precisa”, conta Frech.

O trabalho de conscientização que começou de forma discreta, somente para os alunos da academia da Tupy, tomou proporções maiores. “Estimulamos a doação dos lacres e hoje isso já virou cultura” destaca o professor.

Em 2016, a campanha ganhou ainda mais força com a adesão dos trabalhadores da Tupy. Frech apresentou o projeto e todos os setores se engajaram na coleta. Somente no ano passado foram doadas 20 cadeiras, por meio de 40 pontos de coleta de lacres dentro da empresa.

Para Luís Carlos Guedes, consultor de tecnologia e inovação da Tupy, não tinha como a empresa não abrir as portas para a campanha. “A ajuda tem um valor simbólico, mas muito importante para as pessoas com deficiência, por isso a Tupy tem muito orgulho em fazer parte deste projeto”.

O projeto é uma parceira da FIESC, por meio do SESI, da Tupy e da Associação dos Deficientes Físicos de Joinville (ADEJ) e atua em duas frentes: doação de cadeiras por intermédio dos próprios colaboradores e também pela coleta dos lacres.

“No dia da entrega eu fico mais feliz do que quem recebe, pois percebo que estamos levando esperança e independência às pessoas com deficiência. Conseguimos zerar a lista de espera por cadeira de rodas da ADEJ. Mas isso não seria possível sem o apoio dos trabalhadores da Tupy e do SESI. Eles tornaram essa ação realidade” falou Frech.

Assessoria de Imprensa da FIESC
imprensa@fiesc.com.br