Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Blumenau recebe pista de atletismo para treinamentos de alto rendimento

Complexo Esportivo Bernardo Werner, que comemora 30 anos, receberá atletas de Botswana, Equador, Barbados e Armênia para treinamento olímpico.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa. 

Blumenau, 20.07.2016
– “O trabalhador vai permanecer mais tempo no trabalho, por isso, ele precisa ter saúde para ser produtivo e também ter melhor qualidade de vida. O Complexo do SESI em Blumenau é um bom meio para a prática do esporte e de atividades físicas, além da formação de atletas”, afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, nesta quarta-feira (20), em Blumenau, durante solenidade de comemoração aos 30 anos do Complexo Esportivo Bernardo Werner e entrega das revitalizações da pista de atletismo e da academia da estrutura. As novas instalações, que receberam investimentos de mais de R$ 10 milhões do Ministério do Esporte e do SESI, viabilizam a utilização do local para treinamentos de alto rendimento e também pelos trabalhadores da indústria e comunidade para a prática de atividade física.

“O Complexo Esportivo é uma referência no País, um centro de alta performance já reconhecido internacionalmente. Estamos hoje celebrando os 30 anos com vários investimentos para mantê-lo atualizado e em boas condições de atender o trabalhador e seus dependentes”, frisou Côrte, acrescentando que a entidade recebe atletas de quatro países para participar das Olimpíadas. “Isso é uma demonstração da qualidade dos investimentos, das instalações e dos equipamentos que temos aqui. Sem dúvida, também será uma referência para futuros eventos nesse local”, completou.

O superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira, destacou que o Complexo se tornou um conjunto de infraestrutura e competências técnicas profissionais para promoção de saúde e bem estar dos trabalhadores da indústria e seus familiares, mas, sobretudo, para a sociedade blumenauense. “Estamos utilizando o conceito integrado de educação, saúde e esporte, onde desenvolvemos atividades de inclusão de crianças, jovens e adultos na cidadania por meio de programas de formação esportiva, incentivo às práticas de atividades físicas, bem como a educação inclusiva para pessoas com deficiências”, concluiu Pereira, falando ainda que foram realizados investimentos, em parceria com o governo federal, para tornar o Complexo um centro de referência esportiva para o Brasil, o que permite preparar as gerações futuras de esportistas.

O vice-presidente da FIESC para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten Júnior, afirmou que “Blumenau sempre teve a característica de investir fortemente no esporte, principalmente na formação dos atletas. A Federação das Indústrias, à época do presidente Bernardo Wolfgang Werner, enxergou que a indústria deveria participar da formação. Hoje, neste aniversário de 30 anos, só temos que agradecer pelos investimentos que o SESI faz e continuará fazendo no Complexo”.

“Celebramos os 30 anos do Complexo felizes por sermos sede de pré-jogos das delegações estrangeiras e também pela estrutura ser amplamente utilizada. Atualmente passam por aqui 1,2 mil pessoas por dia. Elas utilizam nossos espaços da academia, quadras, piscinas e espaços em geral para atividades recreativas”, comemora a diretora regional do SESI em Blumenau, Dalila Carvalho.

Homenagens

Durante a solenidade, o SESI prestou homenagem às pessoas que iniciaram o projeto do Complexo Esportivo. Félix Christiano Theiss, prefeito do município de 1973 a 1977, foi reconhecido pela assinatura do Decreto de Lei 1952/73, que autorizou a aquisição e doação do terreno onde foi construído o Complexo. “O crescimento no uso do Complexo Esportivo foi uma transformação fantástica para a saúde de Blumenau. Não esqueçam que esporte é saúde, e a saúde é o maior dom que Deus nos deu”, destacou Theiss.

Por meio de sua esposa Carmem Vetter Werner, Bernardo Wolfgang Werner (in memorian), presidente da FIESC por 15 anos, foi homenageado pela idealização e construção do empreendimento. “É uma honra estar nesta solenidade. Bernardo foi uma pessoa que lutou e brigou muito pela construção deste Complexo. Esta homenagem é o reconhecimento de todo o esforço prestado à entidade”, declarou Carmem.

O colaborador do SESI, Orlando Schramm, recebeu homenagem pelos 29 anos de trabalho prestados à Unidade. A delegação da Armênia e atletas blumenauenses também foram reconhecidos por utilizar o Complexo para treinamentos olímpicos.

Atletas

O Complexo Esportivo Bernardo Werner está credenciado pelo Comitê Olímpico para receber atletas para os Pré-Jogos Rio 2016, fase em que os atletas realizam aclimatação no País sede dos Jogos Olímpicos. De Botswana, uma delegação composta por nove atletas, entre eles o prata olímpico de Londres, Nijel Amos, e mais cinco técnicos, utilizará as instalações para treinos. Primeiro medalhista olímpico de seu País, Amos conquistou a medalha de prata nos 800 metros rasos nos Jogos de 2012, em Londres.

Da Armênia, o Complexo recebe os atletas de ginástica artística Artur Davtyan e Harutyun Merdinuan, que estiveram presentes na solenidade de entrega, em Blumenau. Ambos conquistaram resultados expressivos no Campeonato Europeu de 2016. Harutyun Merdinyan foi medalha de ouro na modalidade de cavalo com alças e Artur Davtyan medalha de prata no salto. Do Equador, a atleta da marcha atlética Maritza Jeaneth Guaman, também utilizará o Complexo para treinos.

Já de Barbados, a partir de agosto, o Complexo será a sede de treinamentos para o atleta olímpico de triatlo Jason Wilson. O esportista integra a elite do triatlo mundial. De Blumenau, a ginasta Jéssica Sayonara Maier, e os atletas Moacir Zimmermann, Jonathan Riekmann e José Alessandro Bagio, todos da marcha atlética, também treinaram no Complexo Esportivo e foram classificados para disputar os Jogos Olímpicos.

O Complexo

Inaugurado em 19 de julho de 1986, o Complexo Esportivo do SESI em Blumenau é uma unidade que concentra serviços de saúde e educação e, atualmente, é considerado um dos maiores complexos esportivos do País. Sua estrutura física possui aproximadamente 26.000m² de área construída e suas instalações incluem estádio com pista de atletismo e campo de futebol, piscina externa e interna, campo de grama sintética, quadras de vôlei de areia, quadras poliesportivas cobertas, ginásio de ginástica artística, fisioterapia, saunas, academia, alojamentos, pista de arvorismo, tirolesa, quiosque, restaurante, lanchonete, salas de aula e auditório.

Para promover maior qualificação ao Centro Esportivo, o SESI firmou convênio com o Ministério do Esporte com objetivo de equipar e fomentar o esporte de alto rendimento, oferecendo as condições e espaços ideais para treinamento esportivo, infraestrutura física para capacitação continuada e locais apropriados para realização de competições esportivas.



 

Miriane Moreira Campos
48 3231-4671
48 8421-4224
mirianemc@fiesc.com.br

 

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.