Blumenau é destaque do SENAI Challenge Audaces de Moda

Estudantes do SENAI de Blumenau e Criciúma conquistaram as primeiras colocações da fase final do desafio realizada em Jaraguá do Sul neste sábado (29)

Jaraguá do Sul, 29.07.17 – Estudantes de cursos técnicos em modelagem do vestuário do SENAI em Blumenau e em Criciúma conquistaram as primeiras colocações da fase final do Desafio SENAI Challenge Audaces, realizada no sábado, dia 29, em Jaraguá do Sul. O formato do curso proporciona um aprendizado com ênfase na realização de atividades práticas, a partir de problemas reais da indústria, motivando os participantes para o trabalho em equipe com a aplicação de conceitos de inovação, empreendedorismo, pró-atividade, entre outros aspectos nos processos de criação e desenvolvimento das peças.

No evento, que ocorre pelo segundo ano consecutivo, os alunos tiveram suas habilidades testadas para o desenvolvimento de peças a partir da solução de problemas reais da indústria utilizando softwares da Audaces, parceira do SENAI no projeto.
Das etapas iniciais disputadas em cinco municípios, que envolveram 93 estudantes, resultaram os trabalhos finalistas para o desfile realizado na Faculdade de Tecnologia do SENAI em Jaraguá do Sul. O desafio consistiu em propor soluções, apresentando sugestões de modelos.

Disputaram a etapa final estudantes das unidades de Jaraguá do Sul, Blumenau, Criciúma, Brusque e Rio do Sul. Na primeira fase, cada grupo desenhou 20 propostas de modelagens com sugestões de coleções de moda íntima, praia, casual, social, jeans e esportiva, com os três melhores looks sociais de cada grupo sendo pré-selecionados para serem confeccionados e apresentados no desfile final. Cada equipe classificada para a final, submeteu duas coleções de moda social para a avaliação de uma comissão julgadora formada por profissionais da área.

Ao final do desfile, foram apontadas as três melhores propostas, sendo que Blumenau conquistou o primeiro e o terceiro lugares, com as coleções "Riquezas da Amazônia" e “Navy", respectivamente. Criciúma ficou com a segunda colocação com a coleção "Forma Urbana". Na premiação final, foram concedidas licenças para o uso dos softwares Audaces e treinamentos cujos valores de mercado equivalem a mais de R$ 30 mil por estudante. Além disso, os modelos que seguirem os melhores padrões passam a integrar a biblioteca digital do software.

Para o diretor do SENAI no Vale do Itapocu, Osvair Almeida Matos, iniciativas como o Challenge Audaces permitem demonstrar um pouco do nível de excelência que a instituição oferece na formação de profissionais. "É mais um projeto que vem ao encontro da filosofia do SENAI no modelo alinhado com as necessidades da indústria", assinalou.

Paulo Cunha, gerente de Relações Institucionais da Audaces, disse que a empresa se sente gratificada em participar de um projeto que ajuda a melhorar a qualidade da indústria da moda. Segundo ele, a Audaces nasceu como resultado de um projeto acadêmico e hoje está presente em mais de 70 países. "Por isso, há o compromisso de apoiar iniciativas que estimulem a relação entre a academia e a indústria, sempre com o objetivo de atender a uma das principais demandas do segmento que é a qualificação profissional", completa.

Com informações da Assessoria Texto Livre

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina