Argentina busca maior aproximação com a indústria de SC

Em reunião na FIESC, cônsul disse que há um trabalho em curso para a criação da Câmara de Comércio SC e Argentina. Início de setembro a FIESC participou de missão comercial em Buenos Aires

Florianópolis, 22.9.2016 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) recebeu o cônsul da Argentina em Santa Catarina, Gustavo Coppa, com o objetivo de buscar uma maior aproximação do País vizinho com a indústria do Estado. Durante reunião-almoço na sede da instituição, nesta quinta-feira (22), em Florianópolis, o cônsul disse que há em curso um trabalho para a criação da Câmara de Comércio Santa Catarina e Argentina. O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, disse que a instituição é parceira na iniciativa e sugeriu que o fórum seja instituído ainda no primeiro semestre de 2017. Também participaram do encontro o primeiro vice-presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, e o vice-consul argentino no Estado, Octavio La Croce.

Côrte destacou que a Argentina é um importante parceiro comercial do Estado. “Estamos muito empenhados em ampliar a inserção da pequena e média empresa no mercado internacional”, disse, lembrando que no início de setembro integrou missão empresarial à Argentina, organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Lá, foi assinado acordo com a União Industrial Argentina (UIA) para a criação do Conselho Empresarial Brasil-Argentina. “Foi um programa intenso e dos contatos que fizemos ficou evidente o novo clima que tem no País, com um ambiente mais favorável e perspectivas econômicas mais positivas com o governo Macri”, disse, salientando que o Brasil passa por uma situação similar no campo político. Clique aqui para saber mais sobre a missão.

“Santa Catarina tem muito potencial e é diferente de outros Estados, com muitas oportunidades de negócios e novos projetos”, afirmou o cônsul.

O presidente da FIESC informou ao cônsul sobre o lançamento do planejamento estratégico do turismo até 2022, na próxima segunda-feira, em Florianópolis, e convidou-o para conhecer os resultados do trabalho, realizado em conjunto com a Fecomércio-SC e o Sebrae-SC. Côrte lembrou que 75% dos turistas que visitam Santa Catarina são argentinos. “Queremos intensificar o apoio para atrair turistas da Argentina e de outros países também”, declarou.

Nos últimos anos houve redução das exportações catarinenses à Argentina, em parte influenciada por medidas protetivas adotadas pelo governo anterior. Ainda assim, o País foi em 2015 o terceiro principal destino dos produtos catarinenses, com 6% de participação no total embarcado pelo Estado. Ficou atrás apenas dos Estados Unidos e China.

No ano passado, as exportações do Estado ao País vizinho totalizaram US$ 458,8 milhões, valor 27% menor que o registrado em 2014. Os principais produtos embarcados foram papel e cartão kraft, produtos laminados de ferro, bombas e compressores de ar, motores e geradores elétricos. As importações do Estado vindas da Argentina somaram US$ 920 milhões, valor 30% menor que as compras do ano anterior.

Prioridades: Na agenda de demandas, a FIESC defende a celebração de acordo de investimentos bilateral ou no âmbito do Mercosul; ampliação do acordo bilateral para evitar dupla tributação; restituição ágil de créditos fiscais de imposto sobre valor agregado, além da instituição de um novo acordo para liberalização das compras governamentais em bens, serviços e obras públicas nos países do Mercosul.

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4670 | 48 8421 4080