Após cinco meses de alta, confiança do industrial tem ligeira queda em outubro

Pesquisa da FIESC informa que o indicador passou de 55,6 pontos em setembro para 53,1 pontos em outubro. Valores acima de 50 pontos indicam confiança na economia e abaixo falta de confiança

[[ Conteúdo de mídia não foi encontrado. ]]

Florianópolis, 20.10.2016 – A confiança do industrial catarinense voltou a cair em outubro após cinco meses consecutivos de alta. O indicador passou de 55,6 pontos em setembro para 53,1 pontos em outubro. Valores acima de 50 pontos indicam confiança na economia e abaixo falta de confiança. A pesquisa da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) foi realizada entre os dias 3 e 14 de outubro com 189 indústrias dos setores de transformação e construção civil.

O levantamento informa que as condições atuais da economia ainda não são boas (45,6 pontos) e as expectativas, embora positivas, perderam ritmo e alcançara, 57,2 pontos em outubro contra 60,1 pontos no mês anterior. O indicador de confiança da construção civil está em 46,2 pontos, valor que demonstra falta de confiança do setor. A indústria de transformação está mais confiante, com o índice em 54,3 pontos. Na opinião dos industriais, a sazonalidade favorecerá os negócios neste final de ano.

O resultado de Santa Catarina está em linha com o nacional, que caiu 1,4 ponto em outubro frente a setembro e fechou em 52,3 pontos. Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o recuo foi pequeno, mas acende um sinal de alerta para a recuperação da economia. O levantamento mostra que a redução da confiança é resultado da reavaliação das perspectivas em relação ao desempenho da economia e das empresas nos próximos seis meses. O indicador de expectativas caiu 1,9 ponto frente a setembro e ficou em 56,8 pontos. Embora estejam otimistas em relação ao futuro, os empresários ainda percebem a piora na situação atual das empresas e da economia. O índice de condições atuais ficou em 43,3 pontos em outubro.