Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Alunos do SESI Escola participam de torneio de robótica no Rio Grande do Sul

Eles foram vencedores da seletiva estadual realizada na FIESC em novembro

Florianópolis, 17.12.2014 – Vinte e sete estudantes do SESI Escola de Brusque e Joinville seguem para Porto Alegre para participar, nos dias 19 e 20 de dezembro, da etapa regional do torneio de robótica First Lego League. Eles representarão o Estado de Santa Catarina e, se vencerem, se classificam para a fase nacional da competição que ocorrerá em Brasília em março de 2015. No Brasil, o SESI é o organizador oficial da competição. O torneio é realizado em parceria com o Grupo LEGO (Dinamarca) e a organização americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology). O SESI/SC é uma entidade da FIESC.

O desafio desta edição é demonstrar como os estudantes vislumbram a aprendizagem do futuro a partir de uma solução inovadora e apresentar projetos de pesquisa. Estudantes de 11 e 12 anos da equipe Tecnorreco, de Brusque, estão trabalhando no projeto de um aplicativo que substitua o caderno em papel. A ideia é que os alunos possam estudar as disciplinas de forma mais interativa. O próximo passo é buscar apoio de profissionais para construir a ferramenta. Por meio de jogos que já existem, os alunos da equipe BrusqueRob desenvolveram uma metodologia para facilitar o ensino de matemática para as crianças de séries iniciais. O projeto foi aplicado e rendeu bons resultados.

De Joinville vem o projeto de uma carteira informatizada, que promove a interação entre alunos e professores, criada pela equipe Team Legends. Já o grupo The guys from lego, também de Joinville, criou uma sala de projeção com tecnologia leap motion, que captura os movimentos das mãos, o que facilitaria a execução das aulas. Usando peças de lego, os jovens participaram do desafio de criar um robô e foram avaliados pelo design mecânico, programação, estratégia e inovação utilizados no projeto, além dos valores éticos e profissionais. Durante esse processo, os participantes são estimulados a desenvolver o interesse pela ciência e tecnologia e a descobrir novas possibilidades de carreira.

As escolas do SESI utilizam desde 2012 equipamentos, dispositivos e recursos do Lego. Segundo o superintendente do SESI/SC, Fabrízio Machado Pereira, a partir do próximo ano a robótica será introduzida como recurso para a formação dos trabalhadores, por meio da educação continuada e da educação de jovens e adultos, inclusive na disciplina de física. “O tema tem forte conexão com a nossa proposta pedagógica. Queremos despertar o interesse pelas áreas como engenharia, matemática, ciências e tecnologia”, salientou. 

O FLL é um programa internacional criado para despertar o interesse dos estudantes em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. Na prática, o desafio desta edição é demonstrar como os estudantes vislumbram a aprendizagem do futuro a partir de uma solução inovadora e apresentar seus projetos de pesquisa. Usando peças de lego, os jovens participarão do desafio de criar um robô e serão avaliados pelo design mecânico, programação, estratégia e inovação utilizados no projeto, além dos valores éticos e profissionais. Durante esse processo, os participantes são estimulados a desenvolver o interesse pela ciência e tecnologia e a descobrir novas possibilidades de carreira.

O Torneio de Robótica é voltado para crianças e adolescentes de 9 a 16 anos. Cada grupo é composto de no mínimo 4 e no máximo 10 participantes. O vencedor da etapa nacional garante vaga no World Festival que acontece nos Estados Unidos. A competição vai ser realizada em abril de 2015, na cidade de Saint Louis, no Estado do Missouri. O World Festival reúne os campeões de vários torneios de robótica pelo mundo. 

Serviço:
Torneio de Robótica First Lego League
Onde: Centro de Convenções da FIERGS, Av. Assis Brasil, 8787, Porto Alegre
Quando: De 19 a 20 de dezembro

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.