Alto Vale promove seminário sobre gestão escolar

Evento que integra agenda do Movimento A Indústria pela Educação reunirá gestores municipais e líderes empresariais

Rio do Sul, 1.3.2016 – A primeira ação da Câmara Regional do Movimento A Indústria pela Educação no Alto Vale do Itajaí será um seminário Diálogos sobre Gestão Escolar, programado para dia 19 de abril. Os detalhes da organização foram discutidos durante a primeira reunião do grupo realizada na segunda-feira (29), no SENAI Rio do Sul. Na recepção, o vice-presidente da FIESC para a região, Lino Rohden, salientou a importância dos trabalhos previstos. “Uma das saídas para resolver os problemas do nosso país está na educação”, ressaltou ele.

Rohden destacou algumas das ações previstas para este ano como o compartilhamento de indicadores educacionais com a comunidade catarinense por meio do aplicativo WhatsApp. Outro projeto é o Conexão Jovem, do qual participam 32 jovens embaixadores, que já realizaram mais de 200 ações em todo o Estado. Destaque ainda para o projeto Escola Parceira: educação que faz sentido, que visa à criação de escolas-referências no Estado.

A região também se engajará na execução do projeto Eu Voluntário: deixando o meu legado, que tem como meta mobilizar 1,6 mil catarinenses para atuar de forma voluntária na melhoria da educação. O Movimento a Indústria pela Educação conta ainda com a parceria do Google, para aplicação da ferramenta “Google for Education” em escolas do SESI, SENAI e escolas parceiras. O apoio vem também do MindLab, Secretaria Estadual de Educação e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, para beneficiar 45 mil estudantes, que poderão acessar a plataforma digital Missão Universitário para enfrentar as avaliações do ENEM e vestibular.

As Câmaras Regionais de Educação fazem parte do Movimento a Indústria pela Educação, criado em 2012, pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e que com a adesão  da Fecomércio, SESC e SENAC, passou a se chamar Santa Catarina pela Educação. As câmaras são formadas por representantes da FIESC, SESI, SENAI, IEL, prefeituras, associação de municípios, secretarias municipais de Educação, sindicatos, Gerência Regional de Educação (GERED), assim como empresários, Jovens Embaixadores da Educação e diretores de escolas.

Ao final do encontro, os membros da câmara receberam materiais de apoio como o dossiê Situação Educacional dos Municípios Catarinenses, guia de ações previstas para 2016 e 2017 e a pesquisa sobre os impactos do Movimento nas indústrias signatárias.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina