Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Abertura da Olimpíada do Atleta do Futuro reúne 240 adolescentes em Blumenau

Cerimônia, organizada pelo SESI/SC, contou com a presença de autoridades, apoiadores e atletas de todo o estado

Blumenau 30.07.2015 - A cerimônia de abertura da terceira edição da OlimPAF, a olimpíada do programa SESI Atleta do Futuro, mostrou o espírito esportivo dos atletas. A solenidade foi na noite dessa quarta-feira, 29, em Blumenau no Complexo Esportivo Bernardo Werner, onde ocorrem as competições até sexta-feira, 31. Entre as autoridades presentes estavam o vice-presidente regional da FIESC para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten Jr, o diretor Técnico do SESI, Eloir Simm, e a diretora Regional do SESI, Dalila de Carvalho.

O evento reúne 240 adolescentes de todo o Estado. Durante a cerimônia de abertura os grupos representantes das 12 regionais trouxeram cartazes com palavras que representavam o esporte na vida deles, como espírito de equipe e responsabilidade. Para Simm, os valores do esporte foram bem representados. “Países com bom Índice de Desenvolvimento Humano foram os que mais investiram em educação e esporte. Queremos que aqui também seja assim”, destacou o diretor.

A solenidade contou ainda com apresentação das atletas de patins de Rio do Sul e a banda de música do 23º Batalhão de Infantaria, de Blumenau. A atleta Janaíne Brevek, de 15 anos, que representa a regional Planalto Norte, contou que ficou encantada com as apresentações. Ela participa do PAF desde 2010 e esse ano vai disputar medalhas nas modalidades de basquete e atletismo. “O que eu mais gosto no programa é a amizade. Antes eu ficava em casa assistindo televisão, agora pratico esporte e ainda tenho grandes amigos”, contou a jovem de São Bento do Sul.

Baumgarten, que representou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, destacou que os jovens representam o futuro do estado de Santa Catarina. “Nada mais me alegra que ver vocês aqui. Cidadãos que se formam com princípios e valores por meio do esporte”, afirmou.

Os jovens estão competindo em dez modalidades esportivas. A premiação será na sexta-feira, às 11h40min. Os participantes foram selecionados levando em consideração comportamento e boas práticas, frequência nas atividades dos núcleos e nível de desenvolvimento na modalidade esportiva que pratica. As modalidades para disputa serão atletismo, badminton, voleibol, futsal, futebol, basquete, xadrez, tchoukball, hóquei e rúgby.

Atleta do Futuro

O Atleta do Futuro, desenvolvido pelo SESI/SC, entidade da FIESC, objetiva, por meio do esporte, proporcionar a inclusão social e a integração de crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. As atividades oferecidas, todas de caráter instrutivo e recreativo, trabalham a educação no sentido mais amplo, desenvolvendo valores do esporte como ética, superação, respeito, hábitos saudáveis e autoestima, competências fundamentais para a formação de um profissional bem qualificado.

Diferentemente das tradicionais escolinhas esportivas, o PAF oportuniza o acesso a atividades físicas oferecendo a prática de variadas modalidades, como atletismo, badminton, basquetebol, hóquei na grama, rúgbi, tênis de campo e voleibol. O programa também estimula a formação esportiva de futuros atletas que possam atuar em equipes de categorias de base de alto rendimento e que, no futuro, poderão compor o quadro de atletas olímpicos do Brasil.

O programa, que é gratuito, é dividido em três fases: iniciação motora, na qual as crianças menores participam das atividades de maneira lúdica; iniciação pré-desportiva, na qual os alunos aprendem a cada mês uma modalidade diferente; e aprendizagem esportiva, na qual o aluno desenvolve suas aptidões realizando uma prática esportiva específica.

Dentro de cada atividade os professores trabalham valores do esporte por meio de temas transversais como a ética, a superação, o respeito, a saúde e a autoestima. A entidade também oferece o projeto TRY Rugby SC, em parceria com o British Council, para disseminar a prática de rugby no Estado.

A iniciativa funciona em escolas, unidades do SESI e, principalmente, em associações esportivas de indústrias conveniadas. Para participar, crianças e adolescentes devem procurar o núcleo mais próximo ou uma unidade do SESI, e estar matriculadas regularmente em uma escola. Atualmente, por meio de uma parceria firmada com o Ministério do Esporte, o programa atende 51 mil alunos, recebe o apoio de 68 indústrias, e é oferecido em 170 núcleos de atendimentos espalhados por 77 municípios do Estado.

Mais informações podem obtidas na Unidade do SESI mais próxima ou na página do SESI Esporte (www.sesiesporte.com.br), por meio do link Atleta do Futuro.

 

 

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.