Na FIESC, Ecker afirma que há 120 obras de infraestrutura em andamento

Secretário de Infraestrutura falou das dificuldades para realizar desapropriações em praticamente todas as regiões do Estado

Florianópolis, 25.3.2015 – A Secretaria de Infraestrutura tem 120 obras em andamento em todo o Estado. A maior parte é para melhoria da malha rodoviária. A informação é do secretário da pasta, João Carlos Ecker, que participou de reunião da Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). No encontro, realizado nesta quarta-feira (25), em Florianópolis, Ecker afirmou que o custo e as dificuldades para realizar as desapropriações têm prejudicado a execução de muitas obras. O pacote de obras faz parte do Pacto por Santa Catarina, que prevê o aporte de R$ 3,5 bilhões na área de infraestrutura no período 2013­-2016.

Segundo Ecker, o programa de investimentos contempla 168 obras, sendo que 48 delas já estão concluídas. “Santa Catarina está fazendo grande investimento. Não é suficiente. O governo está levantando os pontos críticos e as rodovias que não estão contempladas no Pacto. Posso dizer que vamos buscar recursos da ordem de R$ 1 bilhão para deixar em boas condições as rodovias”, afirmou, salientando que há ainda cerca de mil quilômetros que precisam de investimento. “A malha estadual estava numa situação precária. Os valores investidos são grandes, mas não suficientes para resolver os problemas que temos nas rodovias”, concluiu o secretário.

O presidente da Câmara, Mario Cezar de Aguiar, reforçou ao secretário a importância da fiscalização para assegurar a qualidade das obras. “É preciso rigidez e rigor técnico na fiscalização”, afirmou. “A FIESC não está preocupada em mostrar problemas, mas em encontrar soluções para uma questão que afeta o desempenho da economia e da indústria. Temos feito vários trabalhos no sentido de aumentar a competitividade, e, seguramente, uma das questões importantes é a melhoria da infraestrutura”, disse ele.

Aguiar entregou ao secretário um levantamento que mostra as demandas de Santa Catarina para 2015 nos modais rodoviário, aquaviário, ferroviário e aeroviário. Os investimentos necessários totalizam R$ 2,7 bilhões. O documento também foi entregue ao Fórum Parlamentar Catarinense durante reunião em Brasília, na terça-feira (24).

Porto: O representante do Complexo Portuário do rio Itajaí, Marcelo Werner Salles, falou dos desafios e dos investimentos que serão necessários para que o porto possa receber embarcações de 335 metros de comprimento. Atualmente, o Complexo está limitado a operações com navios com o comprimento máximo de 306 metros.

Recentemente, o governo do Estado assinou contrato com uma empresa que vai executar as obras da primeira etapa da nova bacia de evolução e acessos aquaviários do Complexo Portuário. A obra, com custo de R$ 104 milhões, permitirá a entrada de navios maiores, que já estão circulando na costa brasileira.

Segundo informações do porto, na segunda fase da obra devem ser aportados cerca de R$ 240 milhões. O investimento foi incluído pela Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) no orçamento da União.

Dâmi Cristina Radin
Assessoria de Imprensa da FIESC