Evento na FIESC debate qualidade e segurança dos alimentos

Encontro reúne 110 pesquisadores, técnicos e representantes de indústrias para discutir tecnologias e avanços na produção de alimentos seguros

Florianópolis, 25.06.2015 – A crescente diversidade nos tipos de alimentos consumidos em todo o mundo, com a adoção de culinárias de países estrangeiros, aumentou em muito a complexidade da regulação e controle da produção e preparo dos alimentos. O movimento impõe desafios e obriga a criação de parcerias entre os órgãos responsáveis pela qualidade e segurança dos produtos oferecidos à população. A afirmação é de Guilherme da Costa Júnior, vice-presidente da Comissão Codex Alimentarius, órgão criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em conjunto com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele realizou, nesta quinta-feira (25), a palestra de abertura do 4º Workshop Internacional de Segurança dos Alimentos, promovido pelo SENAI (entidade da FIESC), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Institute of Food Technologists (IFT), dos Estados Unidos.

“Todos somos chamados a trabalhar com inteligência na busca na busca das melhores soluções para a segurança dos alimentos. Isso está diretamente relacionado com medidas de proteção a saúde. Na verdade, estamos falando de pessoas. Todo este envolvimento está dirigido às pessoas, que devem ser os destinatários dos frutos do desenvolvimento e do avanço da tecnologia”, afirmou Glauco José Côrte, presidente da FIESC.

O encontro reúne 110 pesquisadores, técnicos e representantes de indústrias para discutir tecnologias e avanços na produção de alimentos seguros. Eles representam 19 Estados brasileiros, além de Estados Unidos, Canadá, Grécia e Itália. “Espero que esta troca de conhecimento entre os nossos colegas, as empresas, e os convidados estrangeiros estimule o crescimento desta área, que é de extrema importância. A universidade está interessada em ter este tipo de parceria, de cooperação.”, disse Jamil Assreuy Filho, pró-reitor de Pesquisa da UFSC.

A programação geral teve início na véspera com um curso de Extensão Profissional Premium sobre Food Defense Awaraness, ministrado pelos professores Neal Fredrickson e Erin Mann, da Universidade de Minnesota (EUA). Já na manhã desta quinta-feira, outro curso abordou as ferramentas de microbiologia para segurança e qualidade dos alimentos, tendo como professores Kostas Koutsoumanis (Universidade Aristóteles de Salonica-Grécia) e Juan Aguirre Garcia (Universidade da Ilha de Prince Edward-Canadá).

O evento segue até a tarde desta sexta-feira, com 14 outras palestras, além de plenárias e sessão de pôsteres. Mais informações pelo site do SENAI
.

Fábio Almeida