Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Chegada à Terra do Fogo testa embarcação da Família Schurmann

Veleiro, que utiliza quilha produzida pelo SENAI em Itajaí, seguirá em direção ao Oriente.

Florianópolis, 27.1.2015 – Ventos de até 100 km/h recepcionaram a Família Schurmann na chegada ao extremo sul do continente americano. Quatro meses após zarpar de Itajaí (SC), o veleiro Kat atravessou na primeira quinzena de janeiro as águas agitadas do estreito de La Maire, para ancorar na ilha dos Estados. A região, que é chamada de Terra do Fogo, fica próxima ao famoso cabo Horn, que une os oceanos Atlântico e Pacífico.

Após citar o registro de 34 naufrágios no estreito, o capitão da Expedição Oriente, Vilfredo Schurmann, comemorou a superação deste desafio. “A quilha foi testada no pior lugar do mundo para se navegar. E eu estou contente com o resultado”, afirmou Schurmann, fazendo referência a peça retrátil de 14 toneladas que foi desenvolvida especialmente para seu barco pelo SENAI em Itajaí e pelo engenheiro uruguaio Horacio Carabelli. “É uma peça complexa, que, nestas dimensões, só era produzida na Itália, nos Estados Unidos e na Noruega”, destaca.

Os 11 tripulantes que participam da expedição ficarão mais duas a três semanas na região da Terra do Fogo, antes de partirem para a Antártica. De lá, a expedição segue para o Norte e depois para o Oeste, buscando, entre seus objetivos, navegar pelo Grande Canal da China. Construído a partir de 486 a.C., este é considerado o mais antigo rio artificial do mundo. Atualmente, são 1.794 quilômetros ligando Tongzhou, próximo a Pequim, a Hangzhou, próximo a Shanghai.

A unidade Itajaí do SENAI utilizou laboratórios e profissionais próprios para construir a quilha do Kat. No local são oferecidos, entre outros, cursos técnicos de construção naval, soldagem e usinagem. Os profissionais formados encontram colocação nos estaleiros da região, o principal polo naval de Santa Catarina. Para mais informações sobre o SENAI em Santa Catarina, acesse sc.senai.br ou ligue 0800-481212.

 

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4674 | 48 9981-4642
fabio.almeida@fiesc.com.br
 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.