6ª edição da Certificação de Responsabilidade Social está com inscrições abertas

Iniciativa tem apoio da FIESC. Empresas privadas e públicas, sociedades de economia mista e entidades que tenham publicado seu balanço socioambiental de 2015 poderão se inscrever pela internet

Florianópolis, 16.06.2016 – A Assembleia Legislativa de Santa Catarina lançou o edital da 6ª edição da Certificação de Responsabilidade Social em coletiva de imprensa no Gabinete da Presidência na tarde desta quarta-feira (15). O evento contou com a presença de representantes das entidades e órgãos públicos parceiros da iniciativa.

A partir de hoje até o dia 12 de setembro, empresas privadas, empresas públicas, sociedades de economia mista e entidades que tenham publicado seu balanço socioambiental de 2015 poderão se inscrever pela internet. O Edital 2016 está disponível no site.
O Certificado de Responsabilidade Social é concedido a todas as organizações que cumpram os requisitos previstos no edital. Já o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC premia as instituições inscritas que obtiverem os melhores desempenhos em responsabilidade social, sendo duas entidades com fins não econômicos e seis empresas (um troféu para o segmento industrial e outro para comércio/serviços/turismo, em cada faixa de porte). A premiação será realizada no dia 6 de dezembro, no Palácio Barriga Verde.

Participação
Em 2015, 239 empresas e entidades participaram do certame e 95 instituições receberam a certificação. A expectativa para este ano, segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD), é registrar 300 inscrições. “Aumenta a cada ano. Iniciamos, na primeira edição, com 132 inscritos. Imaginamos ter ao menos 300 neste ano. Nossa intenção é promover na sociedade catarinense uma participação efetiva e ostensiva daqueles que são agentes públicos, sejam empresários ou líderes comunitários, incentivando-os a fazer um pouco mais do que é a sua obrigação.”

“É uma honra para a FIESC apoiar esta iniciativa desde o seu início, em 2010. A responsabilidade social é hoje um tema que permeia várias esferas. Portanto, as organizações catarinenses que têm a RS incorporada em sua gestão, contribuindo com o desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado merecem ser reconhecidas”, disse o diretor técnico do SESI/SC, Marco Goetten, em coletiva de imprensa na Assembleia.

Divulgação e preparação
A Comissão Mista de Responsabilidade Social promoverá workshops regionais ao longo dos próximos três meses para divulgar a certificação e esclarecer dúvidas de organizações que tenham interesse em participar. “Durante esse período de 90 dias temos a intenção de realizar ao menos cinco workshops com as entidades parceiras em regiões estratégicas do estado, com o objetivo de divulgar, fomentar as ações e fazer com que o número de inscritos neste ano seja maior”, disse a presidente da comissão mista, Karla Straiotto Spessatto.

Esses eventos (ainda sem data definida) serão realizados em conjunto com as entidades que compõem a comissão, nas mesorregiões do estado. O processo de inscrição e a certificação dos participantes ficarão sob a responsabilidade da Escola do Legislativo.

Os integrantes da comissão mista também passarão por um treinamento sobre aspectos de avaliação para a Certificação de Responsabilidade Social. “A ideia é que tenhamos um formato de visão mais adequado e igualitário entre os membros da comissão, já que cada um representa um setor da sociedade bem específico e diferenciado”, comentou Karla.