Em parceria com SENAI e SESI, Zen cria simulador automotivo com nível zero de emissão de poluentes

Trabalho foi desenvolvido pelo Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados e pela unidade do SESI em Brusque

Florianópolis, 07.8.17 – A fabricante de autopeças Zen desenvolveu, em parceria com o SENAI e o SESI de Santa Catarina, um simulador elétrico capaz de reproduzir o comportamento de um motor de combustão interna sem utilizar combustível e, dessa forma, evitar a geração de gases poluentes. O equipamento, que está em fase final de ajustes e deverá entrar em operação neste semestre, poderá gerar uma economia anual de 11 mil litros de combustível, além de eliminar a emissão de 30 toneladas de gás carbônico (CO²) na atmosfera.  Graças a esses resultados, o projeto foi um dos 19 vencedores do 24º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Inovação Tecnológica. Criado em 2003 pela Editora Expressão, é reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental da região Sul do Brasil.

O simulador traz ainda outros benefícios como redução significativa no nível de ruído emitido durante os ensaios, melhores condições ergonômicas e mais segurança no posto de trabalho. O dispositivo trará flexibilidade para testar qualquer um dos mais de dois mil modelos de impulsores de partida fabricados pela Zen. Com base nas informações do motor de combustão utilizado na aplicação, serão simulados o torque e a velocidade de um propulsor real.

O projeto foi desenvolvido no âmbito do Edital de Inovação da Indústria 2014, então denominado Edital SESI SENAI de Inovação 2014, por meio do SESI Brusque. O Instituto SENAI foi o responsável pelo desenvolvimento da Bancada de Testes. Já a unidade do SESI em Brusque é responsável pela análise do impacto da automatização dos testes na qualidade de vida dos operadores.

A Zen informa que destina cerca de 5% de seu faturamento anual à área de P&D, para o desenvolvimento de produtos inovadores e patentes – que a empresa já soma 14. Atualmente, com cerca de 900 funcionários, apoiado em seu sistema lean de produção, a Zen mantém processo de qualidade, certificado pelas normas ISO 9001, ISO-TS 16.949 e ISO 14.001.

Fundada em 1960, em Brusque (SC), a Zen é a maior fabricante independente de impulsores de partida do mundo e conquistou importante participação de mercado nos segmentos original e de reposição na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África. O portfólio inclui polias de alternador, tensores de correias, mancais de alternador e planetárias, além de componentes conformados a frio utilizados em sistemas de transmissão e freio ABS de automóveis e caminhões.  A empresa mantém ritmo constante de crescimento, atuando nos segmentos de autopeças para as linhas leve e pesada. Líder na América do Sul, a Zen produz anualmente cerca de 9,2 milhões de componentes.

Com informações de Analuiza Tamura/PrinterPress

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina