Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Torneio de educação profissional reúne mais de 800 estudantes em MG

Com o mote "Escolha SENAI e a indústria escolhe você" foi declarada oficialmente aberta neste domingo (31) a oitava edição da Olimpíada do Conhecimento 2014

Florianópolis, 1.9.2014 - Com o mote "Escolha SENAI e a indústria escolhe você" foi declarada oficialmente aberta neste domingo (31) a oitava edição da Olimpíada do Conhecimento 2014, no ginásio do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG). Mais de 800 estudantes brasileiros participam deste torneio de educação profissional que é o maior das Américas. Santa Catarina, a quinta maior delegação do País, será representada por 42 competidores do SENAI, entidade da FIESC.

Nesta segunda e terça-feira, 1º e 2 de setembro, os estudantes fazem a ambientação das provas, conferindo detalhes relacionados a cada ocupação. O jovem catarinense Carlos Eduardo Gretter, de 18 anos, participa do torneio na ocupação eletrônica industrial, e relata grande expectativa, especialmente após percorrer o ambiente da competição, o que fortaleceu pela grandiosidade do evento. "Estou me concentrando na atividade para superar a apreensão", conta.

A partir de quarta-feira (3), os competidores terão de provar que são os melhores na ocupação que escolheram desempenhar. São 58 profissões técnicas ligadas à indústria em sete categorias: tecnologias de manufatura e engenharias, construção e edificações, moda e criatividade, tecnologias da informação e comunicação, serviços, transporte e logística e engenharias agrícola e pecuária.

Entre os participantes estão alunos de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), além dos Institutos Federais de Tecnologia, que estarão pela primeira vez na prova. Entre os 800, 45 são jovens com deficiências que competirão entre si em quatro modalidades.

Durante quatro dias, os competidores vão realizar tarefas semelhantes às que enfrentariam em situações reais do mercado de trabalho. O torneio serve para avaliar a formação técnica oferecida pelas instituições de ensino.

Realizada a cada dois anos, a Olimpíada do Conhecimento ocupará 105 mil metros quadrados do Expo Minas, onde serão instaladas 900 toneladas de equipamentos, incluindo duas turbinas de avião, um helicóptero e uma central de irrigação. Além das 6 mil pessoas, entre competidores, técnicos, avaliadores e organização, são esperados 300 mil visitantes no período. A Olimpíada do Conhecimento é classificatória para o WorldSkills Americas 2015, que será realizado em São Paulo.

 

Elida Hack Ruivo
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4244 | 48 9176-2505
elida.ruivo@fiescnet.com.br

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.