Sindicatos industriais provêm serviços que elevam a competitividade de associadas

Resultados da pesquisa Sindical 2016 foram apresentados no 3º Diálogo com Sindicatos, promovido pela FIESC, nesta quinta-feira, 22

Florianópolis, 22.6.2017 – Nove em cada dez sindicatos industriais de Santa Catarina adotam a política de oferecer serviços para a elevação da competitividade das empresas associadas e o fazem principalmente com parcerias com o SESI, SENAI e IEL. O índice foi constatado na Pesquisa Sindical 2016 - panorama da situação e da atuação dos Sindicatos Empresariais da Indústria, realizada pela CNI e pela FIESC. Os resultados foram apresentados no 3º Diálogo com Sindicatos, promovido pela FIESC, nesta quinta-feira, 22. O encontro é um dos canais de comunicação para ampliar cada vez mais a proximidade entre os presidentes de sindicatos industriais e a Federação, buscando subsídio para a gestão da entidade.

Para o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, o case do Simmmeb, apresentado no evento, mostra que muitos sindicatos estão com seu caixa perfeitamente equilibrado, têm recursos e investem. “É importante saber que é possível ter um sindicato com recursos suficientes para manter uma série de ações”. Côrte destacou a importância de proporcionar às indústriais os serviços prestados pela FIESC e suas entidades e pelo próprio sindicato. Ressaltou também a relevância de os líderes sindicais estarem atentos às novidades e inovações prestadas por entidades congêneres. “É possível ter um sindicato bem organizado e independente do porte”, declarou.

O modelo de gestão do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau e Pomerode, foi apresentado pelo vice-presidente da entidade, Hans Bethe. Na palestra intitulada “O que se ganha com a busca da sustentabilidade do Sindicato”, o líder sindical defendeu a necessidade de uma gestão moderna e profissional das entidades. “Se a diretoria de um sindicato patronal é formada por empresários, que tipo de gestão tem a obrigação de apresentar aos seus associados e à sociedade?”, indagou. “Não há saída para um sindicato patronal que seja administrado de forma amadora”, adicionou.

No encontro ainda foram lançadas as publicações Sindicato Legal e Competências do Líder Sindical, ambas de orientações sobre a atuação das organizações sindicais do setor industrial. Ainda foi apresentado panorama da contribuição sindical 2017 e do Grupo de Sustentabilidade Sindical.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina