Em Joinville, SESI e SENAI concluem competições de robótica e de automação

Equipes de Concórdia e Lages foram as vencedoras; torneio promovido pelo SESI definiu representantes para a fase nacional do First Lego League; no SENAI, alunos aplicaram conhecimentos em robôs e em sistemas automatizados
Imprimir
  • Torneio de Robótica FLL reuniu cerca de dez mil pessoas. Foto: Leonardo Júlio

Florianópolis, 26.11.2017 – O SESI e o SENAI de Santa Catarina, entidades da FIESC, concluíram neste sábado (25), em Joinville, dois eventos que envolveram estudantes das áreas de robótica e de automação industrial de todo o Estado. No Centreventos Cau Hansen, alunos de robótica lego participaram de uma disputa que levou ao pódium equipes de Concórdia, Joinville e Criciúma e definiu cinco representantes catarinenses à fase nacional do  FIRST LEGO League. No Garten Shopping, estudantes do SENAI de todas as regiões catarinenses levaram dispositivos automatizados para competições em robótica móvel (em provas de cross e sumô) e em air hóquei (com controle manual, remoto e automático). Os pódiuns foram compostos por equipes de Lages, Joinville e Florianópolis.

Saiba mais sobre o torneio FIRST LEGO League, promovido pelo SESI/SC e veja aqui a cobertura fotográfica do evento.

Saiba mais sobre os Desafios SENAI Challenge Robótica Móvel e Hóquei, promovidos pelo SENAI/SC e veja aqui a cobertura fotográfica do evento.

FIRST LEGO League

No torneio FLL, a Agrorobots (Concórdia) conquistou o primeiro lugar, seguida pela equipe SESI SC Sunrise (Joinville), que ficou em segundo, e pela Carvoeiros Robots (Cricíúma), a terceira colocada. As três equipes mais a Aliemon's (Timbó) e a SESI SC Legacy (São Miguel do Oeste) estão classificadas para participar da fase nacional do torneio que será realizada em Curitiba/PR, em março de 2018. Todas elas, exceto a de Timbó, são compostas por alunos que realizam aulas de robótica no SESI.

O torneio FIRST LEGO League reúne estudantes de 9 a 16 anos com o desafio de montar suas equipes e construir robôs autônomos com peças de LEGO. Os estudantes são estimulados a colocar os robôs para cumprir determinadas missões na mesa. Nesta temporada, houve atividades como remover um cano quebrado, virar tampas de bueiro e mover bombas de água. 

SENAI Challenge

No SENAI Challenge, as competições envolveram projetos que foram desenvolvidos ao longo do ano em aulas práticas e teóricas e em atividades extracurriculares. A avaliação final considerou os resultados das disputas e os relatórios de atividades.

Os estudantes de cursos técnicos em mecatrônica disputaram o SENAI Challenge Robótica Móvel, nas modalidades de cross (na qual os robôs tinham que superar diversos obstáculos colocados em uma pista) e sumô (uma luta em que os robôs deveriam colocar o oponente para fora do tatame). Neste desafio, a primeira colocada foi a equipe de Lages noturno, seguida por times de Joinville e de Lages vespertino.

Por sua vez, alunos de cursos técnicos em automação industrial desenvolveram dispositivos para disputa de air hoquei, com o objetivo de assinalar mais gols que os adversários. A equipe de Lages vespertino ficou em primeiro lugar; a de Lages noturno, em segundo e a de Florianópolis, em terceiro.

 

Com informações de Dalires Luiza Somavilla/EDM LOGOS

Assessoria de Imprensa

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina