Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

SENAI irá capacitar trabalhadores para usinas de biogás

Com grande criação de suínos, Santa Catarina tem potencial para produzir o dobro de gás do que consome

Florianópolis, 26.01.2016 – O SENAI/SC, entidade da FIESC, vai desenvolver um projeto piloto de formação de profissionais para trabalharem na fabricação de energia elétrica através de biogás. A iniciativa foi acertada nesta segunda-feira (25), em reunião entre a FIESC e uma comitiva formada por empresários da Alemanha e de Pomerode.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, lembrou a afinidade cultural, a parceria histórica entre catarinenses e alemães e destacou que o SENAI possui grande capilaridade no Estado,  podendo atender demandas em todas as regiões catarinenses.

A iniciativa integra projeto que prevê a instalação de usinas de biogás semelhantes à construída em Pomerode com tecnologia alemã. Segundo Hans Dieter Beuthan, presidente da Archaea, o rebanho suíno de Santa Catarina gera rejeitos suficientes para a produção de 4 milhões de metros cúbicos de gás por dia, enquanto o consumo atual do Estado é de 2 milhões de metros cúbicos por dia. Além disso, a tecnologia permite a utilização de resíduos da indústria alimentícia e descartes de feiras e supermercados.

Os custos para a construção de usinas a biogás no Brasil é de aproximadamente R$ 7 mil por kW de capacidade, abaixo dos € 5 mil por kW na Alemanha. Os especialistas relatam, no entanto, a lentidão para a obtenção de licenças. No caso de Pomerode, dois técnicos da Fatma foram levados para conhecer a tecnologia na Alemanha.


Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231-4674 | 48 9981-4642
fabio.almeida@fiesc.com.br

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.