Programa Novos Caminhos tem reunião de avaliação

Representantes da FIESC, AMC e Tribunal de Justiça debateram questões estruturais da iniciativa

Florianópolis, 17.06.2016 – O Programa Novos Caminhos, iniciativa conjunta da Federação das indústrias de Santa Catarina (FIESC), do Tribunal de Justiça (TJ) e da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) foi tema de reunião da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ), realizada no último dia 14. Na oportunidade foram discutidas questões estruturais da iniciativa.

A reunião teve a participação de Bianca Pauletti e Rosana Mendes, representando a FIESC, de Soraya Nunes Lins, da CEIJ, de Rosane Wolff e Cristine Sposito, do TJ, e de Andrea da Silva, da AMC.

Em 2016, já foram realizadas  aulas inaugurais do programa em Itajaí, Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Chapecó, São Miguel do Oeste e Rio do Sul.

O Novos Caminhos tem como finalidade qualificar e profissionalizar adolescentes com idade a partir de 14 anos, que se encontram ou passaram por situação de acolhimento, para serem preparados para o mercado de trabalho.

Movimento - O programa Novos Caminhos integra o Movimento Santa Catarina pela Educação, iniciativa desenvolvida pela FIESC desde 2012. Obteve a adesão das federações patronais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-SC), Agricultura (FAESC) e Transportes (Fetrancesc), além de entidades representativas dos trabalhadores das indústrias e de instituições públicas, como a Secretaria de Estado da Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-SC). Seus principais desafios são de proporcionar a todos os trabalhadores catarinenses a escolaridade básica completa até 2024 e formação profissional e tecnológica compatível com a função.