Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Jovens e professores debatem temas da educação no evento Conect Ideias

Com palestras de Marcos Piangers, Rodrigo Vale e Mozart Ramos, encontro contou com espectadores na sede da FIESC, em pontos de recepção em todo o Estado e na Internet

Florianópolis, 17.8.2017 – Os temas tecnologia, criatividade e inovação foram discutidos, nesta quinta (17) no evento Conect Ideias, realizado na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina e com espectadores em 19 pontos de recepção em todo o Estado e na Internet. A atividade celebrou o Dia do Estudante (11 de agosto) e o Dia do Estagiário (18 de agosto).

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica do evento.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, ressaltou que a educação é a preocupação prioritária da entidade. “Pesquisas revelam que os jovens estudantes estão atentos aos valores transmitidos pelas escolas brasileiras e, igualmente, à atuação docente; para os jovens, a escola deve garantir, como prioridade, uma educação de qualidade”, disse Côrte. “Os estudantes também apontam, por meio dessas pesquisas, o próprio comprometimento e comportamento nas aulas como aspectos de alta relevância”, acrescentou. “A FIESC entende que repensar a educação não pode ser uma ação dissociada do diálogo com a juventude, que é usuária e deve ser protagonista dessa mobilização”, destacou, lembrando que o Movimento Santa Catarina pela Educação, criado pela entidade, “pensa e age em prol de uma educação para todos, entendendo os jovens como grandes protagonistas sociais”. Côrte ressalta que a ação do Movimento está centrada no sentido de que os jovens aprendam não somente as disciplinas tradicionais, com conteúdo técnico atual e de qualidade, mas que também desenvolvam competências socioemocionais, que sejam criativos, colaborativos, responsáveis e abertos às inovações. “E que sejam, também, bons cidadãos”, complementa.

Palestrante do evento, no qual abordou o tema criatividade, o jornalista e escritor Marcos Piangers afirmou que “o adulto criativo é a criança que sobreviveu”. Seu argumento é de que desde a primeira infância, os bebês vão “testando teorias, tentando entender o mundo”. São os atos de descoberta, mexendo aqui e ali. “Com o passar do tempo, a escola, a família e a sociedade vão limitando a criatividade”, lamentou.

O engenheiro Rodrigo Vale, da área de educação da Google, apresentou os dez princípios de inovação da empresa em que trabalha. São conceitos como os de que as ideias vêm de qualquer lugar; ensinar para aprender; não eliminar, mas adaptar as ideias; compartilhar; dados gerenciam todas as decisões; a criatividade melhora quando há restrições de limites; liberdade para seguir suas paixões; contratar atletas e foco no usuário. Ele ressaltou, por exemplo, que cada funcionário da Google tem direito a dedicar 20% de seu tempo de trabalho a atividades de sua opção, mesmo que não sejam de responsabilidade da área em que esteja alocado. Foi nesta condição, segundo Vale, que surgiu o Google Tradutor. Outra determinação da empresa é destinar 10% dos seus investimentos em “coisas loucas e saudáveis”. O palestrante lembrou que “as grandes inovações são feitas de inovações que desafiaram o impossível”.

Consultor do Movimento Santa Catarina pela Educação e diretor do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves Ramos, destacou que a educação eleva a produtividade de empresas e países, repercutindo também na renda das pessoas. Segundo ele, cada de ano de estudos aumenta a renda anual dos chilenos em 3 mil dólares, dos malaios em 2,5 mil dólares, dos chineses em 3,5 mil dólares e dos sul-coreanos em 6,8 mil dólares. “Quanto maior a escolaridade, maior a produtividade e maior a riqueza gerada”, destacou o especialista.

O Conect Ideias foi promovido pela FIESC, por meio do Movimento Santa Catarina pela Educação, SESI, SENAI e IEL. Em todas as sedes, o evento contou com participação de estudantes, docentes e representantes de empresas.

 

Assessoria de Imprensa  
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.