Investimentos em educação e saúde ajudam a superar desafios da indústria 4.0

Presidente da FIESC, Glauco José Côrte, tratou do tema em encontro da Associação Brasileira de Internet Industrial, nesta segunda, na sede da Federação
  • Glauco José Côrte (d) ao lado de José Rizzo Hann Filho. Foto: Ivonei Fazzioni

Florianópolis, 11.12.2017 – Investimentos em saúde e educação dos trabalhadores são a base para a superação dos desafios impostos à sociedade pela quarta onda da revolução industrial. A afirmação foi feita pelo presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, durante o 4º Encontro da Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII), aberto nesta segunda (11), na FIESC. “Antes as pessoas estudavam para ter uma profissão para a vida inteira; agora estudam a vida inteira para ter sete ou oito profissões”, afirmou Côrte, citando a poetisa chilena Gabriela Mistral, laureada com o Prêmio Nobel da Literatura de 1945.

O futuro do trabalho e da educação foi um dos temas discutidos no primeiro dia do evento, que se encerra nesta terça. “Vamos ter a eliminação de muitas taferas e surgirão outras, que exigem novas habilidades. É um desafio para a humanidade e temos que ser ativos nesse processo”, explicou o presidente da ABII, José Rizzo Hahn Filho. “Pela primeira vez podemos ter um processo de inovação e avanços tecnológicos com efeito líquido negativo no saldo de empregos. O Brasil precisa avançar pois há um descompasso entre a educação ofertada e as demandas tecnológicas”, destacou Nelson Karam, do Dieese, participante do painel sobre o tema. “Precisamos avançar no diálogo sobre a questão”, defendeu.

Outro assunto debatido foi a convergência entre tecnologias da informação e tecnologias operacionais, que são as máquinas, sistemas, robôs, softwares e demais recursos tecnológicos normalmente encontrados em fábricas, usinas e outros ambientes produtivos. Também será apresentado o caso de uma plataforma de serviços para refrigeração comercial, através da aplicação de Internet das Coisas.

ABII

Criada em 2016, a partir de uma iniciativa conjunta da FIESC, SENAI, Pollux e Embraco, a ABII está encerrando 2017 com 37 associados, principalmente do Sul do Brasil, mas com expansão das adesões de organizações de São Paulo e do Nordeste. A entidade atua na promoção da inserção das empresas e organizações públicas e da sociedade civil no fenômeno que ganha nomes como “Indústria Avançada”, “indústria 4.0”, “internet das coisas”, “internet industrial” ou “quarta revolução industrial”.