Indústria de SC e Forças Armadas avançam na discussão sobre cadeia de fornecimento

As forças armadas precisam de praticamente tudo que nós produzimos no Estado, afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, em reunião com representantes do Ministério da Defesa

Florianópolis, 28.04.2016 – Não existem forças armadas fortes sem uma cadeia de fornecimento forte. A afirmação é da secretária de produtos de defesa do Ministério da Defesa, Perpétua Almeida, em visita à Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Ela participou de reunião do Comitê de Defesa (Comdefesa) da Federação, que reuniu também industriais e militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

"
As forças armadas têm um orçamento expressivo e precisam de praticamente tudo que nós produzimos em Santa Catarina. Alimentos, roupas, calçados e equipamentos. Esta aproximação é importante não só para a geração de negócios, mas também para colocarmos Santa Catarina na estratégia de defesa nacional”, afirmou o presidente da FIESC e presidente do Comdefesa, Glauco José Côrte”.

Responsável por traçar as políticas de organização da base industrial do setor, a secretária Perpétua defendeu uma política de desenvolvimento local de produtos, ao invés da aquisição junto aos grandes fornecedores mundiais. “Quando compra ‘da prateleira’, você deixa de desenvolver tecnologia, deixa de gerar empregos”, afirmou a secretária.

Para o general Adhemar Machado Filho, Santa Catarina, por sua organização, tem tudo para desenvolver uma interação exemplar com as forças armadas. Ele ressaltou que é preciso que a indústria se qualifique para vencer as concorrências.

Neste sentido, o coordenador do Comdefesa, Cesar Olsen, destacou a experiência do SENAI/SC, que já matriculou mais de 1.700 alunos em sua unidade dedicada à aviação, em Palhoça, e que está implementando institutos de inovação e tecnologia para o desenvolvimento de soluções para a indústria. “É uma questão apenas de entendimento para que passemos a atender às forças armadas”, resumiu Olsen.

A agenda dos representantes do Ministério da Defesa teve início na quarta (27), com visitas a duas indústrias na região da Grande Florianópolis.

Fábio Almeida
Assessoria de Imprensa da FIESC