FIESC e Unisul assinam acordo de cooperação para desenvolvimento da indústria

Com esta e outras parcerias já firmadas com UFSC e UDESC, FIESC pretende aproximar universidades e setor produtivo

Florianópolis, 21.10.2016 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e a Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) assinaram, nesta sexta-feira (21), durante reunião da diretoria da Federação, termo de cooperação para a promoção conjunta de atividades de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento do setor industrial.

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, lembrou que acordos semelhantes já foram assinados pela entidade com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Segundo o empresário, acordos dessa natureza “fazem parte da estratégia da FIESC de aproximar as universidades e o setor industrial, a fim de que pesquisas e estudos desenvolvidos tenham aplicação no setor produtivo”. Ele lembrou de análise, realizada em parceria entre a Federação e a Unisul, dos prejuízos causados pela demora na duplicação da BR 101  Sul.  “Foi um dos estudos que mais repercutiu junto aos governos Federal e do Estado, pois mostrou que deixamos de gerar riqueza da ordem de R$ 32,7 bilhões em função do atraso na conclusão dessa importante obra”, disse.

Para o professor Hercules Nunes de Araújo, diretor do Campus da Unisul na Grande Florianópolis, a oficialização do convênio “contribui diretamente para o desenvolvimento da indústria e da economia catarinense; esse é nosso desafio”.

Brasil-Alemanha

Na reunião da diretoria, Côrte também fez um balanço da missão à Alemanha, realizada de 13 a 20 de outubro. A agenda de compromissos se iniciou por Berlim, com reuniões na Sociedade Fraunhofer, entidade com a qual a FIESC firmou parceria para desenvolver produtos inovadores no âmbito dos Institutos SENAI de Inovação, localizados em Joinville e Florianópolis.  A instituição alemã tem 68 institutos e unidades de pesquisa, 24 mil colaboradores e um orçamento de 2,1 bilhões de euros.

“Conseguimos construir uma ótima relação com a Sociedade Fraunhofer e devemos dar mais passos nesse sentido, sobretudo, em relação aos Institutos SENAI de Inovação”, afirmou Côrte. Ainda em Berlim, o grupo de industriais catarinenses, liderado pela FIESC, participou de reuniões na Embaixada do Brasil e em universidades locais.

A delegação também participou do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, realizado em Weimar, na Turíngia, de 16 a 18 de outubro. O evento reuniu 420 participantes, entre eles, 220 brasileiros, e promoveu 106 rodadas de negócios.

Durante o Encontro Brasil-Alemanha, o presidente da FIESC foi um dos debatedores de um fórum sobre indústria 4.0, chamando a atenção para a necessidade de investir na educação e requalificação de trabalhadores, professores, empresários e dos departamentos de recursos humanos para esta nova era da indústria. Ele também defendeu novos métodos de ensino, além de criar parcerias entre diferentes setores, estimular maior participação das mulheres no campo tecnológico e modernizar as relações trabalhistas.

48 3231 4673 - 48 8421 3600
ivonei@fiesc.com.br