Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Escola relata ganhos gerados pela parceria com Movimento SC pela Educação

Escola de Educação Básica Dom Jaime Câmara, de Florianópolis, obteve nova dinâmica do ensino com iniciativas desenvolvidas com apoio do Movimento

Florianópolis, 17.02.2017 – A Escola de Educação Básica Dom Jaime de Barros Câmara, localizada no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, obteve uma nova dinâmica do processo ensino-aprendizagem ao se tornar parceira do Movimento Santa Catarina pela Educação. O diretor da instituição, Tiago Castanho, relatou à diretoria da FIESC, nesta sexta, 17, as iniciativas que proporcionaram os avanços, entre eles a discussão das necessidades da escola pela comunidade, Dia da Família na Escola, capacitação de docentes, apoio aos alunos que desejam prestar vestibular, entre outros. “É essencial que todos os setores contribuam com a educação pública, pois 86% dos jovens estão nas escolas públicas”, disse Castanho.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica da Reunião de Diretoria da FIESC

O presidente da FIESC, Glauco José Côrte, afirmou que a Escola Dom Jaime é uma instituição modelo. “Ela mostra que é possível ter uma escola pública de alta qualidade. É bem arrumada, alunos sempre de uniforme, tem a participação dos pais. Mais de 20 voluntários do Movimento SC pela Educação já realizaram atividades no local. É uma escola que está se desenvolvendo no Estado”, disse.

Castanho relatou que as melhorias começaram com a participação de Jovens Embaixadores (um dos programas mantidos pelo Movimento) e uma atividade denominada Work Coffee. Nesta etapa, foi promovido diálogo entre alunos, professores, pais e diretoria sobre as necessidades do colégio. Depois disso, o educandário participou do Dia Família na Escola, que levou familiares dos alunos e promoveu debate sobre temas relacionados à saúde, educação financeira e importância dos pais no acompanhamento da educação dos filhos. Outra ação foi a capacitação de docentes, que, segundo o diretor, “deu novos ares aos professores”.

Com o projeto Abrace essa ideia, alunos do ensino fundamental realizaram discussões sobre diversas questões da vida cotidiana, economia doméstica e relacionamentos familiares. Alunos do Ensino Fundamental também realizaram viagem de estudos ao Eco do Avencal, em Porto Belo. O projeto Missu (Missão Universitária) estimulou a preparação de alunos do Ensino Médio para o vestibular e resultou em 16 alunos aprovados em universidades, incluindo cursos bastante concorridos.

Castanho ainda deu um depoimento pessoal a respeito da inserção da escola no programa Google for Education, cujo treinamento ele participou. “Mudou minha vida como professor. Eu sou totalmente tecnológico, mas na educação há certa dificuldade para trabalhar com tecnologia. Depois do treinamento, o processo de ensino se tornou mais eficiente, produtivo e dinâmico com os alunos”, disse. Segundo ele, dois professores da escola fizeram o treinamento que orienta para o uso de tecnologias Google na educação. “Espero que outros possam fazer”, concluiu.

Por fim, Castanho citou que sua escola se candidatou e foi selecionada como uma das 16 da rede estadual que passaram a oferecer o Ensino Médio Integral já em 2017, um ano antes do previsto na lei que regulamenta o novo modelo. “É uma nova metodologia, em que os alunos permanecem o dia inteiro na escola, com reforço em Língua Portuguesa e Matemática e mantendo todas as demais disciplinas”, destacou. Segundo ele, uma das principais vantagens é o planejamento coletivo das disciplinas, que passam a ser articuladas. “O aluno vai escolher o que trabalhar, de acordo com o seu interesse. Vai aprender a pesquisar e aplicar o projeto de pesquisa”, afirmou.

A parceria com o Movimento Santa Catarina pela Educação, segundo Castanho, que também leciona na Educação de Jovens e Adultos do SESI/SC, “abriu os olhos para a importância da ajuda de outros setores da sociedade às escolas públicas. Estamos trabalhando com pessoas que são o futuro do nosso país”.

Convênio com Univali

Também durante a reunião da diretoria, a FIESC assinou Termo de Cooperação com a Universidade do Vale do Itajaí-Univali, para a promoção do ensino, da pesquisa e da extensão com o intuito de contribuir para o desenvolvimento das indústrias, por meio da identificação de atividades de interesse comum entre as partes. Termos idênticos já foram assinados com a UFSC, UDESC e Unisul. Entre os exemplos de atividades que podem ser realizadas em parceria com a Univali estão intercâmbio de conhecimento e tecnologias; desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação; cooperação em programas de ensino (graduação e pós-graduação); oferta de suporte técnico e científico no atendimento às demandas da indústria, e apoio a projetos específicos que envolvam compartilhamento de informações, publicações e desenvolvimento das competências das partes.

O reitor da Universidade, Mário Cesar dos Santos, falou da importância da educação. “A Univali gera oportunidade a tantas famílias ao direcionar as pessoas para as carreiras profissionais. A instituição entende que o crescimento das comunidades se dará pelo crescimento integral da sociedade”. Ele destacou a contribuição da FIESC e entidades integradas à educação no Estado e manifestou o desejo de reforçar as parcerias com o Sistema S.

O presidente da FIESC destacou que a entidade tem o propósito de intensificar o trabalho conjunto com as universidades catarinenses.

Sobre o Movimento SC pela Educação

Lançado pela FIESC em 2012, o Movimento a Indústria pela Educação, tem o propósito de apoiar o desenvolvimento educacional do Estado e do País. Com a adesão de entidades privadas, Poder Público, organizações da sociedade civil, federações de trabalhadores e as federações empresariais do comércio, transporte e agricultura, a iniciativa se transformou em Movimento Santa Catarina pela Educação.

Entre os programas desenvolvidos constam o “Eu, Voluntário”, que estimula a participação da sociedade em ações de apoio às escolas; o “Jovens Embaixadores”, que identificou 32 jovens que atuam na aproximação do Movimento às escolas e promove o protagonismo juvenil, e o “Escola Parceira: Educação que faz Sentido”, que fortalece ações pontuais de melhoria da qualidade da educação.

 

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

48 3231 4673 - 48 9 8421 3600
ivonei@fiesc.com.br

 

 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.