Vendas da indústria catarinense acumulam queda de 9% até maio

Pesquisa realizada pela FIESC mostra que setores de vestuário e alimentos têm os maiores recuos

Florianópolis, 02.07.2015 – As vendas da indústria catarinense acumulam queda de 8,7% nos cinco primeiros meses de 2015, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os setores que sofreram as maiores reduções no faturamento foram os de vestuário (-26,8%), alimentos (-19%) e veículos e autopeças (-17,5%). Os dados integram os Indicadores Industriais de SC em maio, apresentados pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nesta quinta-feira (02).

O levantamento mostra que também houve reduções no número de horas trabalhadas (-5,2%) e no percentual de utilização da capacidade instalada (de 83,5% para 83%). Em sentido contrário, a massa salarial real mostra elevação de 1,2% no período.

Na comparação entre maio de 2015 e maio de 2014, a desaceleração das vendas foi de 13,4%, com o segmento de vestiário caindo 45,4%, o de veículos e autopeças recuando 22% e o de alimentos reduzindo as vendas em 20,3%.

Brasil – Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor produtivo brasileiro acumula redução de 7,3% no faturamento entre janeiro e maio. Também estão negativos os indicadores de horas trabalhadas na produção (-9,3%), massa salarial real (-4,5%).

Faça o download da pesquisa Indicadores Industriais de SC.

Faça o download da pesquisa Indicadores Industriais do Brasil

Fábio Almeida