Nos EUA, alunos do SESI disputam torneio internacional de robótica

Dez estudantes de Brusque participarão a partir desta quarta (27) do Torneio de Robótica FIRST LEGO League, em Saint Louis

Florianópolis, 26.04.2016 – Dez estudantes do ensino fundamental da escola do SESI, entidade da FIESC, em Brusque, embarcaram nesta segunda-feira (25) para os Estados Unidos, onde disputarão a etapa internacional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL). Além deles, mais 20 mil jovens de 39 países participam das disputas do evento ocorre em Saint Luis, no Estado do Missuri, de 27 a 29 de abril. O resultado, inédito para o SESI/SC, é decorrente do desempenho obtido na etapa nacional da FLL, realizada em Brasília.

Os alunos, integrantes da equipe Tecnorob, conquistaram o troféu de 1º lugar na categoria Core Values - trabalho em equipe – e, por isso, representarão o País na etapa internacional. Além da equipe Tecnorob, Santa Catarina também foi representada por seis estudantes do curso Jornada de Educação Tecnológica, do SESI em Joinville. Eles compuseram a equipe Nightfall e conquistaram o 5º melhor desempenho na mesa de competição.

Além do projeto de pesquisa e do desafio do robô, as equipes foram avaliadas em mais duas categorias: design de robô, em que os alunos planejam, projetam, constroem e programam os robôs e core Values, na qual o que conta é o trabalho em equipe, o respeito e a integração.

Aprendizagem

Ao inserir a robótica em sala de aula, o torneio estimula o aprendizado de conteúdos de física, química, biologia e matemática, com mais inovação, criatividade e raciocínio lógico. A competição também incentiva os alunos a escolherem carreiras nas áreas de engenharias e tecnologias, fundamentais para a inovação nas empresas. A iniciativa tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes por ciências e matemática e contribuir na formação de futuros engenheiros e cientistas, desenvolvendo e fortalecendo a autoestima, confiança e habilidades para a vida.

O FLL é um programa internacional criado para despertar o interesse dos estudantes em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. Na prática, o desafio desta edição é demonstrar como os estudantes vislumbram a aprendizagem do futuro a partir de uma solução inovadora e apresentar seus projetos de pesquisa. Usando peças de lego, os jovens participarão do desafio de criar um robô e serão avaliados pelo design mecânico, programação, estratégia e inovação utilizados no projeto, além dos valores éticos e profissionais. Durante esse processo, os participantes são estimulados a desenvolver o interesse pela ciência e tecnologia e a descobrir novas possibilidades de carreira.

Elida Hack Ruivo
elida.ruivo@fiesc.com.br