Investir na saúde dos trabalhadores favorece bons resultados nas empresas

Workshop, promovido pela FIESC, por meio do SESI, ocorreu em Concórdia nesta terça-feira

Florianópolis, 21.03.2017 – Empresas que se preocupam com a saúde do trabalhador conquistam melhores resultados, pois priorizam a sustentabilidade em suas ações e criam ambientes propícios para o desenvolvimento das atividades cotidianas. A reflexão foi destacada pelo superintendente do SESI, Fabrizio Machado Pereira, na abertura do Workshop Aliança Saúde Competitividade, que ocorreu nesta terça-feira (21), em Concórdia.

No encontro, lideranças apresentaram as ações em segurança e saúde desenvolvida por cada empresa. O debate, que teve duração de cerca de uma hora, expôs diferentes olhares sobre a temática proposta. Representantes empresariais relataram experiências ocorridas dentro das indústrias e os impactos que geram no dia a dia dentro das organizações.

A dinâmica contou com a formação de grupos para discutir temas como ambiente de trabalho e tecnologias, parcerias público-privadas, gestão para a competitividade e cultura para saúde e segurança. Os participantes ainda propuseram soluções para que empresários, trabalhadores e sociedade se atentem para a importância do tema.

O superintendente do SESI observou que a mobilização está apenas na fase inicial e a tendência é de que discussão ganhe mais força no decorrer do tempo. “O tema ganhará consistência. A partir de discussões ricas como esta é que surgem importantes conteúdos para montagem de projetos, de um planejamento regional e de parcerias público-privadas”, assinalou. “Temos que pensar numa cadeia de sustentabilidade, contemplando a promoção de saúde, mudança de hábitos e cultura. Certamente isso trará impactos para a economia e para o setor produtivo”, acrescentou.

A diretora regional do SESI, Rosane Kunen, enalteceu a presença expressiva de empresários e colaboradores no evento, demonstrando a relevância do tema em debate. “Ficamos muito felizes com a presença do público. São pessoas que, de fato, estão engajadas nesta temática voltada à saúde e à competitividade. É um tema desafiador e extremamente relevante”, pontuou.

Durante o workshop, foram apresentados os membros do Núcleo de Segurança e Saúde das Empresas do Alto Uruguai Catarinense. O grupo terá o compromisso de mobilizar a região no levantamento de soluções para a melhoria da saúde e segurança do trabalhador.  “É um núcleo que estará empenhado em diagnosticar, discutir, planejar e encaminhar ações propositivas para os diversos atores envolvidos no campo da saúde e segurança”, finaliza Pereira.

Com informações de PG Comunicação.