Em Rio do Sul, gestores de RH debatem desenvolvimento de pessoas

A partir do workshop EducaRH, realizado nas 16 vice-presidências da FIESC, um guia será elaborado para os profissionais da área

Rio do Sul, 19.8.2015 – Durante a manhã desta quarta-feira, 19 de agosto, a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) promoveu mais uma edição do EducaRH, um workshop envolvendo gestores de recursos humanos das indústrias do Alto Vale. A capacitação ocorreu em Rio do Sul e faz parte do Movimento A Indústria pela Educação. O evento foi promovido em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-SC).

O vice-presidente da FIESC para o Alto Vale, Lino Rohden, fez a abertura do encontro falando sobre as características da educação em Santa Catarina, que se destaca no País, mas que pode ser melhorada ainda mais. “É muito positiva esta iniciativa porque as empresas de pequeno e médio porte não possuem metodologias padronizadas para promover o desenvolvimento dos seus colaboradores. A evolução das equipes leva as indústrias para o futuro, no entanto, a melhor equipe acabará ficando limitada por conta dos integrantes menos eficientes”, comentou Rohden.

“Investir no desenvolvimento dos colaboradores é premissa básica para o crescimento das empresas e para melhorar a competitividade delas no mercado. Estes workshops têm como objetivo instrumentalizar os profissionais da área com metodologias para o desenvolvimento dos trabalhadores”, explicou Antonio José Carradore, diretor-executivo do Movimento. “O elemento principal dentro de uma indústria é o ser humano, é ele que faz a diferença. Com a metodologia que apresentamos é possível identificar as competências para cada função e as habilidades de cada trabalhador, otimizando assim o desempenho profissional das equipes”, completou.

Os participantes debateram boas práticas e soluções para compor um plano de desenvolvimento de pessoas. O resultado do workshop, que é um trabalho de longo prazo, será compilado e agregado aos de outras regiões para a produção de um guia colaborativo, que servirá como material de apoio aos profissionais de RH. “Essa foi uma oportunidade para obter mais conhecimentos, o que nunca é demais. Quanto mais pudermos buscar informações para melhorar o desempenho da empresa, melhor”, afirmou a representante da Bela Vista Tijolos, Jaine Schaffer, que participou do workshop.

Durante o evento, Daiane Migliolli, da Manoel Marchetti, de Ibirama, falou sobre o case da empresa e as ações para educação dos colaboradores. As atividades estão sendo executadas há algumas décadas para qualificar e valorizar os colaboradores.  A indústria pretende ter 30% dos colaboradores com a escolaridade básica completa até 2017.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br