Competição entre empresas estimula vida ativa em trabalhadores do Norte do Estado

Programa Medida Saudável teve a participação de mil colaboradores de indústrias de Joinville

Florianópolis, 14.08.2017 – Em três meses, a trabalhadora da indústria Patrícia Soares Teles conseguiu reduzir 10 quilos. Aos 25 anos, ela é a prova de que força de vontade e dedicação andam juntas quando o objetivo é adotar e manter um estilo de vida mais ativo e saudável. Patrícia participou do programa Medida Saudável, desenvolvido pelo SESI, entidade da FIESC, com 35 indústrias e a participação de mais de mil trabalhadores de Joinville.

O projeto, que gerou uma competição entre empresas, premiará aquela que tiver maior perda de medidas na circunferência abdominal por seus trabalhadores. A iniciativa motivou as pessoas na mudança do estilo de vida por meio de encontros orientados pela equipe de profissionais do SESI Ginástica na Empresa. Os interessados em participar do projeto foram adicionados em grupos de whatsapp organizados pelos professores do SESI que atuam em cada indústria. Nos grupos de conversa, os trabalhadores tiravam dúvidas e recebiam dicas de hábitos saudáveis, além de trocar experiências.

A professora de ginástica laboral do SESI, Karin Glakoski da Rosa, conta que o objetivo do Medida Saudável foi reduzir a obesidade e o sedentarismo. “Percebemos o empenho dos participantes e o trabalho deu muito resultado. Registramos casos de trabalhadores que reduziram 5, 10 centímetros de circunferência abdominal, e isso é um resultado muito bom”, conta. Patrícia, que estava insatisfeita e desmotivada, já percebe outros benefícios além da diminuição do peso na balança. “Mudei minha alimentação e passei a praticar atividade física. Agora, minha vida está diferente. Tenho mais energia, disposição e alegria. Não desanimarei até alcançar meu peso ideal”, ressalta.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina