5. Inteligência Competitiva

Imprimir

Principais objetivos

» Aperfeiçoar a inteligência sobre os fluxos internacionais de comércio e investimentos
» Acompanhar as tendências mundiais em temas relacionados a produtos, processos e design
» Aprofundar conhecimentos sobre o potencial de internacionalização da base produtiva de Santa Catarina
» Definir diretrizes para o melhor aproveitamento das oportunidades existentes no cenário externo por empresas catarinenses
» Identificar novos nichos de mercado para produtos catarinenses
» Coordenar os esforços das entidades envolvidas no fomento à internacionalização de empresas catarinenses
» Desenvolver uma sistemática de monitoramento da evolução do comércio internacional do estado
» Possibilitar maior competitividade de empresas catarinenses no mercado internacional, instituindo um fórum permanente de “Competitividade e Internacionalização”

 

Ações

Mapa estratégico do comércio exterior catarinense

Representação operacional da estratégia do comércio exterior de Santa Catarina, com a priorização de objetivos, identificação de indicadores e metas e descrição das iniciativas das entidades participantes, orientando a execução da estratégia no curto prazo para se alcançar a visão de longo prazo. O Mapa Estratégico apresenta as prioridades e as bases necessárias ao desenvolvimento do comércio exterior, entendido no sentido mais amplo de internacionalização da economia.
 

Evolução do comércio internacional catarinense – análises setoriais e por mercados

Acompanhamento mensal do desempenho do comércio de Santa Catarina no mercado internacional, com a evolução das exportações e importações catarinenses nos principais setores e países parceiros.
 

Rede catarinense de promoção de exportações e atração de investimentos

Criação e dinamização de uma rede catarinense que visa a promoção de exportações catarinenses e a atração de investimentos estrangeiros a Santa Catarina, através da interação e coordenação dos esforços das entidades atuantes no comércio exterior do Estado.