Aplicativo ajuda empresas a gerir segurança e saúde no trabalho

Ferramenta, desenvolvida pelo SESI/SC e disponível no site sesisc.org.br, possibilita comparar índices de SST em relação a outras empresas do mesmo ramo de atividade

Florianópolis, 21.02.2017 – O SESI/SC, entidade da FIESC, coloca à disposição das indústrias catarinenses um aplicativo que calcula os indicadores de Segurança e Saúde do Trabalho. A iniciativa possibilita às empresas maior conhecimento sobre a realidade de segurança e saúde ocupacional em relação ao setor em que estão inseridas dentro do Estado, além de acompanhamento de desempenho.

As informações também possibilitam às empresas estabelecer indicadores para comparar seu desempenho de SST com as demais do Estado, levando em consideração fatos (acidentes e adoecimentos do trabalho) que interferem diretamente no cálculo do FAP (Fator Acidentário Previdenciário). Além disso, é possível simular esta comparação inserindo novos dados de CAT (acidentes de trabalho registrados) e B91 (trabalhadores, afastamentos acidentários). Por meio do link com o site da previdência, as organizações também podem verificar o numero de acidentes e afastamentos que estão registrados no INSS para determinado CNPJ. As empresas interessadas podem acessar o aplicativo no site do SESI/SC (www.sesisc.org.br). A ferramenta, de acesso móvel e on line, solicita, inicialmente, dados básicos como razão social, CNPJ, cidade, nome e email.

Dados da Organização Internacional do Trabalho mostram que, no Brasil, 4% do Produto Interno Bruto é perdido anualmente com afastamentos e pagamentos de auxílios doença. “Ambiente de trabalho mais saudável favorece maior produtividade dos trabalhadores, gerando, também, mais recursos financeiros para as empresas. Precisamos fazer com que Segurança e Saúde do Trabalho mude de patamar, não fique na discussão apenas da área técnica. Os diretores e executivos das empresas precisam ser envolvidos e levar o assunto para a pauta estratégica da organização”, afirma o diretor regional do SESI em Jaraguá do Sul, Jefferson Galdino, que apresentou o a nova ferramenta à diretoria da FIESC em reunião na última semana.

Assessoria de Imprensa – FIESC

48 3231-4671 / 98421-4224